SONDAGENS E COLETAS DE AMOSTRAS
ambiente físico, descrito a partir das condições do subsolo, constitui-se em pré-requisito para projetos geotécnicos seguros e econômicos.
As informações geotécnicas assim obtidas são indispensáveis à previsão dos custos fixos associados ao projeto e sua solução.
Quanto aos riscos, aspectos relacionados à investigação das características do subsolo são as causas mais frequentes de problemas de fundações (Milititsky; Consoli; Schnaid, 2006).
Investigação geotécnica insuficiente e interpretação inadequada de resultados contribuem para erros de projeto, atrasos no cronograma executivo, custos associados a alterações construtivas, necessidade de jazidas adicionais para materiais de empréstimo, impactos ambientais, gastos em remediação pós-construtiva, além de risco de colapso da estrutura e litígio subsequente.
Reconhecida a importância de caracterizar o subsolo e determinar suas características geológicas, geotécnicas e geomorfológicas, faz-se necessário estabelecer a abrangência do programa de investigação, contextualizando-se a aplicabilidade de cada técnica e os parâmetros de projeto passíveis de obtenção.
SONDAGENS
- Sondagem simples reconhecimento (SPT)
- Sondagens mecânicas de reconhecimento a percussão, rotativa e mista
- Sondagem e percussão com medidas de torque (SPTT)
- Sondagem a trado
COLETA DE AMOSTRAS
- Amostras deformadas
- Amostras indeformadas tipo bloco, Shelby e Denison
- Poços de inspeção com coleta de amostras deformadas e indeformadas
ENSAIOS DE CAMPO
- Ensaio de Permeabilidade ‘in situ’ (infiltração)
- Ensaio de Perda d’Água sob pressão
- CBR ‘in situ’
- HILF
- Classificação MCT
- Frasco de Areia
- CPT/CPTU (Cone Penetration Test)
- Vane Test (Ensaio de Palheta)
- Prova de Carga Direta sobre terreno de fundação;
- Prova de Carga Estática para determinação do coeficiente de recalque de subleito e sub-base em projeto e avaliação de pavimentos (Norma DNIT 055/2004 – ME).